Santo Augusto - Segunda-Feira, 01 de Setembro de 2014

Notícia

Hospital bom pastor, uma história de conquista:
26/12/2013 / Hospital bom pastor, uma história de conquista:


 A caminhada para a concretização de um sonho, a conquista para a municipalidade do Hospital Bom Pastor. O histórico marca vários momentos de empenho das Administrações passada e a atual, e de vários parlamentares, pois quando o interesse é coletivo e para o bem da sociedade, marca este momento que estamos hoje comemorando, a aquisição em definitivo com a assinatura da escritura que oficializa a doação das benfeitorias e terreno do Hospital Bom Pastor para o Município de Santo Augusto.

 

A longa história desta conquista começou no ano de 2009 na época o hoje Deputado Estadual Ernani Polo era chefe de Gabinete do Deputado Jerônimo Görgen e o prédio do hospital pertencia a Cotrijuí, mas estava cedido ao município em regime de comodato, situação que impedia que a prefeitura fizesse investimentos de construção e ampliação, bem como adquirisse recursos junto aos governos estadual e federal. As definições começaram a acontecer no final do ano de 2010 na Administração do Governo Alvorindo e Ageu, onde no Centro Administrativo do Estado, no gabinete do secretario de administração, Sr. Eloi F. Pedroso Guimarães o município de Santo Augusto recebeu oficialmente o termo de cedência da Associação Hospitalar Bom Pastor. A reunião também contou com a presença do Procurador do Estado Dr. Rafael Orosco que foi um dos principais articuladores da negociação entre a Cotrijui a então administradora do hospital e o Estado. O processo todo durou aproximadamente dois anos de muitas reuniões, tratativas e projetos para a cedência do hospital para o município. Segundo o Procurador Rafael houve momentos difíceis que exigiram muita paciência e trabalho, mas aí está a recompensado. Para o Dr Florisbaldo Pólo que foi um dos primeiros a levantar esta bandeira, o dia foi de conquista para o crescimento e o desenvolvimento da comunidade santoaugustense e regional, já que Santo Augusto sempre foi uma referencia na área da saúde.

Já neste ano de 2013 na Administração de José Luiz Andrighetto e Naldo Wiegert  retomou com muito empenho essas negociações, sendo que no mês de setembro último foi encaminhado para votação na Assembleia Legislativa do Estado o projeto de doação do Terreno e da estrutura física do Hospital Bom Pastor ao município de Santo Augusto. Na reunião de líderes da Assembleia Legislativa, foi firmado acordo, por solicitação do deputado Ernani Polo, para que projeto de lei nº 247/2013 que permite ao Estado doar o imóvel do Hospital Bom Pastor ao município de Santo Augusto seja publicado e esteja apto a ser votado em plenário, o que de fato acabou acontecendo já na semana seguinte. “É mais um grande passo dado na concretização de um sonho, que é a cessão em definitivo do Hospital Bom Pastor para Santo Augusto. Isto vai possibilitar ao município investir para qualificar ainda mais nossa instituição de saúde que é referência regional”, disse o deputado Ernani. 

O passo seguinte foi dado pelo Governador do Estado Tarso Genro que sancionou no último dia 23 de outubro, a lei nº 14.325, que doa ao município de Santo Augusto o imóvel do hospital Bom Pastor, avaliado em aproximadamente R$ 4.700.000,00. 

A definição desta caminhada aconteceu no início deste mês de dezembro, onde no Gabinete do Secretário de Administração do Estado Sr. Alessandro Barcelos foi assinada a escritura em que o Estado do Rio Grande do Sul concretiza e oficializa a doação do imóvel para o Município de Santo Augusto, ficando claro de que a Prefeitura com isso poderá alocar recursos tanto a nível Estadual quanto Federal para as reformas, ampliações e aquisição de equipamentos. A Administração do Hospital continuará sendo feita por uma Associação como vem acontecendo ao longo dos anos. Por fim, queremos registrar o empenho além dos aqui citados, também dos Deputados Jerônimo Göergen, Gerson Burmann, e do Secretário do Trabalho e Emprego de Porto Alegre Pompeo de Mattos e a todas às pessoas que fizeram parte desta grande conquista regional.  

Celso Luiz Perussatto - Assessoria Especial de Gabinete Prefeitura de Santo Augusto